Como preparar seu corpo para a gravidez



                                     
preparar seu corpo
Prepare seu corpo





Antes de pensar em engravidar, é muito importante que seu corpo e saúde estejam em perfeitas condições. O ideal é se planejar com aproximadamente um ano de antecedência para a gravidez, assim as mudanças em seu hábito alimentar e estilo de vida diários já terão refletido em resultados positivos para sua saúde e bem estar.
Se você já possui algum problema muito sério de saúde como epilepsia, asma e diabetes os cuidados devem ser redobrados! É preciso que seu estado de saúde esteja bem estabilizado para que se pense na possibilidade de gravidez.
Em qualquer situação, antes de partir para a relação sexual na tentativa de engravidar, procure um médico e faça um acompanhamento prévio antes da gravidez.
Antigamente era muito comum os casais que pretendiam se casar consultar um médico para realizarem um check-up total, os exames realizados eram chamados de exames pré nupciais. Hoje em dia isso já se tornou ultrapassado, por isso é importante que você consulte um ginecologista antes de engravidar mesmo que não possua nenhuma doença ou problemas de saúde.
A gravidez geralmente gera um friozinho na barriga, uma sensação de medo e  muitas expectativas! Ao consultar um médico ele primeiramente irá avaliar a existência de alguma doença como diabetes, lúpus, hipertensão, depressão e irá fazer uma avaliação sobre seu estado nutricional, você terá que responder perguntas sobre sua alimentação e se está levando uma vida saudável.
Se sua família possui pessoas que sofreram com doenças genéticas como Síndrome de Down ou fibrose cística, não esqueça de mencionar o acontecimento ao médico!
O médico também irá avaliar a existência de algum aborto espontâneo anterior ou gravidez ectópica (gestação de um feto em  locais diferentes que o útero, normalmente a gestação se desenvolve nas trompas de falópio podendo causar sérias complicações), se você possui problemas menstruais e qual o método contraceptivo vem utilizando no momento da consulta.
É importante ressaltar que durante a gravidez não se costuma realizar o exame papanicolau, por isso é importante realizar este exame antes da gravidez, ele pode detectar várias doenças e infecções.
O médico provavelmente irá solicitar outros exames como:
  • Exame de urina: para verificar se você tem infecção urinária. Ela é uma das causas de aborto espontâneo, nascimento de bebês com baixo peso ou prematuros (nascem antes do tempo apropriado de gestação);
  • Exames de sangue: o hemograma é o exame mais comum, ele detecta deficiências nutricionais e alterações nos componentes do sangue.
Os exames de sangue também serão importantes para detectar se você possui doenças que podem ser transmitidas para o bebê durante a gestação (como a hepatite B, sífilis e HIB/AIDS) e se você possui imunidade contra doenças como a citomegalovirose, toxoplasmose, rubéola e outras.
A hipertensão também é um fator que precisa ser controlado, ela é a causa de sérias complicações gestacionais.
A vacinação também pode prevenir sérias complicações e riscos ao bebê.
Geralmente é realizada durante a gestação a suplementação com ácido fólico, deve ser consumida cápsulas 400 microgramas diariamente até a décima segunda semana de gravidez. Esta suplementação irá impedir a ocorrência de defeitos na formação do tubo neural e outras estruturas do bebê.
Além destes cuidados é preciso que você adquira hábitos saudáveis.
Algumas mudanças que você irá precisar implementar é: pare de fumar, de usar drogas e de ingerir bebidas alcoólicas. Se você deseja mesmo engravidar faça isso pelo seu filho, pense na saúde ele e em como isso pode interferir em sua qualidade de vida, ou pior, ele pode vir a não sobreviver!
Além de fazer mal para sua saúde, o abuso no uso de substâncias químicas irão prejudicar sua gestação. Se você possui uma dificuldade muito grande em parar de beber ou usar drogas, procure ajuda! Há centros especializados no tratamento da dependência que poderão te ajudar.
Aproveite sua consulta com o médico para esclarecer todas as suas dúvidas. Mencione a ele todos os tratamentos que esteja realizando para que ele possa avaliar se será preciso a suspensão de uso.
A vinda de uma nova pessoa no mundo implica sérias responsabilidades, planeje a vinda de seu bebê para que ele possa crescer em um lar estruturado e cheio de amor! Que o nascimento de seu bebê possa trazer muita alegria e felicidade!