Vivendo bem durante a menopausa




                                         
menopausa
Vivendo bem



A menopausa é um dos assuntos mais comentados entre as mulheres de 50 á 60 anos. Ela pode acontecer precocemente em mulheres de 40 anos o que acaba causando preocupações em mulheres de várias idades. É importante saber que existem formas que te possibilitem passar por essa fase sem sofrer tanto as conseqüências das variações hormonais. Tire todas as suas dúvidas sobre esse período tão questionado entre as mulheres e descubra a melhor maneira de viver essa fase em paz com seu corpo e da maneira mais saudável possível.
O que é menopausa?
A menopausa ou Climatério é a fase da melhor em que ela não menstrua mais, justamente porque esta havendo uma transição hormonal que vai do período reprodutivo em que a mulher é capaz de gerar para o período infértil: em que a mulher já não produz a quantidade de óvulos necessários para gerar. Fisiologicamente falando, nesse período ocorre a diminuição nos hormônios naturalmente liberados pela mulher, devido á um esgotamento folicular, essa variação hormonal também acaba acarretando diversos sintomas
Sintomas mais comuns na menopausa
Os sintomas variam de acordo com o organismo e a estrutura de cada mulher, mas os sintomas mais descritos são:
  • Calor excessivo
  • Irritabilidade
  • Mudanças brutas de humor
  • Distúrbios menstruais
  • Diminuição da libido

Como aliviar os sintomas
Se você esta passando por essa fase tão temida pelas mulheres, deixe o medo de lado e aprenda que existem maneiras de você fazer as pazes com o seu corpo e dar uma amenizada na bagunça que os distúrbios hormonais acabam causando. Confira as dicas:
  • Faça exercícios físicos: muitas mulheres quando chegam no período da menopausa acabam ficando obesas, isso faz com que seja mais fácil contraírem doenças cardiovasculares, respiratórias e outras complicações. Praticar exercícios físicos ajuda e muito na hora de amenizar os sintomas além de prevenir conseqüências secundárias que a menopausa pode te trazer.
  • Beba muita água: não é segredo que a água é essencial para a saúde do corpo, nesse período as mulheres perdem muito líquido devido ao calor excessivo que sentem já que o seu corpo sofre uma modificação na temperatura interna, para equilibrar os níveis de temperatura beber muita água é o que os médicos e os especialistas recomendam.
  • Evite atividades que levem a insônia: comer erroneamente, dormir pouco, fazer exercícios físicos horas antes de dormir, e outras atividades podem estimular a insônia. Durante a menopausa o nível de estrogênio fica desregulado, o que acaba gerando dificuldade para dormir, e a mulher acaba ficando mais irritada, para acabar com isso evite maus  hábitos, e quando estiver chegando a hora de dormir já sabe, deixe a sua mente tranqüila e seu corpo também.
  • Não fume: fumar além de ser muito prejudicial a saúde pode trazer várias complicações durante a menopausa, além de afetar o sistema respiratório pode deixar a sua pele e o seu cabelo mais secos que o normal.
  •  Consuma alimentos com cálcio: no período de menopausa a mulher tem muita probabilidade de contrair osteoporose devido a diminuição de cálcio no organismo, por isso é aconselhável que consuma uma dieta rica de cálcio todos os dias. Reposição de vitamina D e magnésio também pode ajudar a aumentar a disposição e o animo.
  Como fica a vida sexual durante a menopausa?
Esta mais que comprovado que muitas mulheres sentem dificuldades de obter prazer sexual no período de menopausa. Mas profissionais da área da saúde descobriram que comer alimentos como a soja podem ajudar você a retomar a sua vida sexual.
Outra coisa que pode diminuir a vontade sexual da mulher é o desconforto e descontentamento com o seu corpo, por causa dos calores, inchaço e até do aumento de peso tido nessa época. Uma maneira de contornar esse problema é consultar regularmente o seu médico e apresentar para ele o problema em questão, não precisa ter vergonha, a vida sexual deve ser tratada com seriedade e discutida com seu médico de confiança. Uma dieta balanceada com os nutrientes necessários pode ajudar você a voltar a ter prazer sexual, além da utilização correta de tonificantes e cremes para a pelves vaginal, que devem ser indicados pelo seu ginecologista.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial